CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A OLIMPÍADA PARAIBANA DE QUÍMICA- 2016

  •  19/04/2016

CONTEÚDO  PROGRAMÁTICO

 

9º ano

Substâncias químicas e suas propriedades (I)

1)    Mudanças de Estado físico

2)    Ponto de fusão (PF) e ponto de Ebulição (PE)

3)    Matéria

4)    Densidade

5)    Substâncias químicas

6)    Misturas

7)    Separação de misturas

Reações químicas

1)    Reação química

2)    Substâncias: simples e compostas

3)    A lei da conservação de massa

4)    A lei das proporções constantes

5)    A teoria Atômica de Dalton

6)    Símbolos e fórmulas

7)    Equação química

8)    Explicação para as leis de Lavoisier e Proust

 

Substâncias químicas e suas propriedades (II)

1)    Um modelo mais recente para um átomo

2)    Conceituação atual de elemento químico

3)    A tabela periódica

4)    Isótopos

5)    Gases nobres: modelo de estabilidade

6)    Ligação iônica

7)    Ligação covalente

 

 

1º ANO

 

A matéria

Constituição da matéria; Classificação da matéria; Substâncias; Misturas; Sistemas; Estados físicos da matéria; Mudanças de estado físico; Diagramas de mudança de estado físico; Processos de separação de misturas; Análise imediata; Transformações da matéria; Fenômenos físicos e químicos.

 

A estrutura do átomo

A descoberta do átomo; A descoberta das partículas subatômicas; Principais características do átomo; Número atômico (Z); Número de massa (A); Elemento químico; Íons; Semelhanças atômicas; Os novos modelos atômicos

O modelo atômico de Böhr; Os subníveis; Distribuição eletrônica por subnível. Modelo atômico atual.

 

Tabela periódica

Introdução: Bases da organização dos elementos; Organização da tabela periódica; Famílias ou grupos; Períodos

Localização na tabela periódica; Classificação dos elementos; Ocorrência dos elementos; Propriedades aperiódicas e periódicas.

 

Ligações químicas

Ligação iônica ou eletrovalente; Determinação das fórmulas dos compostos iônicos; Ligação covalente; Características; A ligação covalente e a tabela periódica; Fórmulas químicas; Ligação covalente dativa ou coordenada; Características; A ligação covalente e as propriedades de seus compostos; Geometria molecular; Polaridade; Polaridade das ligações; Polaridade de moléculas; As forças intermoleculares e os estados físicos; Tipos de forças intermoleculares; Forças intermoleculares e temperaturas de fusão e ebulição; Polaridades, forças intermoleculares e solubilidade; Ligação metálica; Formação de ligas metálicas.

 

Funções inorgânicas

Dissociação e ionização; Conceito de ácido, base e sal pela teoria de Arrhenius; Ácidos; Nomenclatura dos ácidos; Classificação dos ácidos; Bases ou hidróxidos; Nomenclatura das bases; Classificação das bases; Sais; Nomenclatura dos sais; Classificação dos sais; Óxidos; Nomenclatura dos óxidos; Classificação dos óxidos; Reações químicas; Classificação das reações; Condições para a ocorrência de reações químicas.

 

Relações de massa

Massas dos átomos; Unidade de massa atômica (u); Constante de Avogadro ou número de Avogadro; Mol: a unidade de quantidade de substâncias; Massa molar (M); Determinação da quantidade de substância número de mol.

 

Cálculo de fórmulas

As fórmulas na Química

Cálculo da fórmula centesimal, Cálculo da fórmula mínima, Cálculo da fórmula molecular, Cálculo da fórmula molecular a partir da fórmula mínima e Cálculo direto da fórmula molecular.

 

Estequiometria

Tipos de fórmulas; Fórmula percentual; Fórmula mínima ou empírica; Fórmula molecular; Estequiometria das reações químicas; Os coeficientes e a quantidade de substância (mol); Reações no laboratório e na indústria; Reagente em excesso e reagente limitante; Reações químicas com substâncias impuras; Rendimento de uma reação química.

 

Química Ambiental

Introdução à Química Ambiental. Química da Água e Conceitos de Poluição e os Principais Problemas Ambientais.

 

 

2º ano

 

Compostos orgânicos

Composição; Características gerais; Capacidade de formar cadeias; Classificação do carbono; Classificação das cadeias carbônicas.

 

Hidrocarbonetos

Alcanos ou parafinas; Alquenos, alcenos ou olefinas; Alquinos ou alcinos; Alcadienos ou dienos; Características e nomenclatura de hidrocarbonetos cíclicos; Cicloalcanos, ciclanos ou cicloparafinas; Cicloalquenos, cicloalcenos ou ciclenos; Aromáticos; Radicais ou grupos orgânicos; Nomenclatura de hidrocarbonetos ramificados; Alcanos; Alquenos, alquinos e dienos; Cicloalcanos e aromáticos.

 

 

Soluções

Solubilidade e curvas de solubilidade; Aspectos quantitativos das soluções; Concentrações das soluções; Diluição de soluções; Mistura de soluções.

 

Propriedades coligativas

Pressão máxima de vapor; Pressão máxima de vapor e a temperatura de ebulição; Diagrama de fases; Tonoscopia, ebulioscopia, crioscopia e osmose; Tonoscopia ou tonometria; Ebulioscopia e crioscopia; Osmose e pressão osmótica.

 

Eletroquímica

Pilhas; Potencial das pilhas; Corrosão e proteção de metais; Corrosão do ferro; Proteção com eletrodo ou com metal de sacrifício; Revestimento do ferro; Eletrólise; Eletrólise ígnea; Eletrólise em meio aquoso; Aspectos quantitativos da eletrólise.

 

Estudo dos gases

Características gerais dos gases; Transformações gasosas; Volume molar; Lei de Avogadro; Equação de estado dos gases perfeitos; Misturas de gases; Densidade dos gases; Difusão e efusão de gases.

 

Termoquímica

Processos exotérmicos e endotérmicos; Entalpia (em reações exotérmicas, em reações endotérmicas, nas mudanças de estado físico); Equações termoquímicas; Entalpia padrão; Equação termoquímica; Calor ou entalpia das reações químicas; Lei de Hess.

 

 

Água: parâmetros de Qualidades

 

 

3º ano

 

 

 

 

Cinética química

Velocidade média de uma reação; Condições para ocorrência de reações; Teoria da colisão; Fatores que influenciam a velocidade de uma reação; Lei da velocidade.

 

Equilíbrios químicos

Constante de equilíbrio em termos de concentração; Interpretação do valor de KC e extensão da reação; Constante de equilíbrio em termos de pressão; Deslocamento de equilíbrio.

 

Equilíbrio em meio aquoso

Constante de ionização; Lei da Diluição de Ostwald; Produto iônico da água e pH; Equilíbrio iônico da água; Produto iônico da água (KW); Escala de pH; Indicadores e pH; Determinação da [H+] e da [OH] nas soluções; Hidrólise salina; Acidez e basicidade das soluções aquosas dos sais; Constante de produto de solubilidade (Ks); Produto de solubilidade; Efeito do íon comum e solubilidade.

 

Radioatividade

Radiações do urânio; Leis da radioatividade; 1ª lei: a emissão de partículas; 2ª lei: a emissão de partículas; Transmutações; Cinética das desintegrações radioativas.

 

Reações de hidrocarbonetos

Tipos de reações orgânicas; Reações de substituição; Halogenação; Nitração; Sulfonação; Reações características de aromáticos; Reações de adição; Hidrogenação catalítica; Halogenação; Adição de HX; Reações de hidratação de alquenos e alquinos; Adição em aromáticos; Reações de oxidação de alquenos; Oxidação branda; Ozonólise; Oxidação enérgica.

 

Reações orgânicas de outras funções

Reações com álcoois; Alguns métodos de obtenção de álcoois; Reações de aldeídos e cetonas; Reações dos ácidos carboxílicos; Ésteres; Reações dos ésteres; Aminas.

 

Funções orgânicas contendo oxigênio

Álcoois; Fenóis; Aldeídos; Cetonas; Ácidos carboxílicos; Ésteres orgânicos; Éteres.

 

Funções orgânicas contendo nitrogênio e haletos

Aminas; Amidas; Haletos.

 

Isomeria

Isomeria plana; Isomeria espacial; Isomeria geométrica; Isomeria óptica.

 

 

Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente -  Química no cotidiano. Química na agricultura e na saúde. Química nos alimentos. Química e ambiente. Aspectos científico-tecnológicos, socioeconômicos e ambientais associados à obtenção ou produção de substâncias químicas. Indústria Química: obtenção e utilização do cloro, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico, amônia e ácido nítrico. Mineração e Metalurgia. Poluição e tratamento de água. Poluição atmosférica. Contaminação e  proteção do ambiente.

 

Energias Químicas no Cotidiano - Petróleo, gás natural e carvão. Madeira e hulha.  Biomassa. Biocombustíveis. Impactos ambientais de combustíveis fosseis. Energia  nuclear. Lixo atômico. Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.