Atualização - Retificação n°2 do Edital da Olimpíada Goiana de Química

  •  20/07/2019

 RETIFICAÇÃO N°2 DE 10 DE JUNHO DE 2019, EDITAL N°1/2019

OLIMPÍADA GOIANA DE QUÍMICA

A Associação Brasileira de Química - Secção Regional de Goiás (ABQ-GO) torna público esse Edital e convida os professores e estudantes das escolas de Educação Básica do Estado de Goiás a participarem da Olimpíada Goiânia de Química – 2019.

01- Do Evento

                A ABQ-GO realizará no dia 03 de Agosto de 2019 a Fase Estadual da Olimpíada Goiana de Química, em locais definidos pela Coordenação Estadual conforme a necessidade e disponibilizados no site http://go.obquimica.org até 20 de Julho de 2019. No intuito de revelar jovens talentos goianos com vocação para área da química e selecionar alunos  para participar da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), cujo objetivo visa despertar nos alunos o interesse para seguirem a carreira científica. A Fase Nacional será realizada no em todos municípios do Estado de Goiás,  agraciados com classificação de seus alunos e a prova será realizada dia 03 de agosto de 2019.

                A prova da Fase Estadual será realizada dia 03 de Agosto de 2019 às 14 horas (horário de Brasília), com tempo máximo de três horas de duração. A Fase Estadual consiste na seleção de alunos para a Fase Nacional, sendo que esta última consiste na seleção de alunos para o Programa Nacional das Olimpíadas de Química com o auxílio da Coordenação Estadual da Olimpíada Goiana de Química. Já a Fase Internacional visa a seleção dos melhores alunos medalhistas da Modalidade A, que farão um curso preparatório para as etapas internacionais. Este edital contempla apenas a Fase Estadual.

 

2- Da Etapa Estadual da Olimpíada Goiana de Química (OGQ)

 

                A OGQ está inserida no Programa Nacional das Olimpíadas de Química, cujo projeto é a realização da Olimpíada Brasileira de Química. A OGQ e a OBQ são responsáveis pela realização as seguintes etapas: Fase Estadual, Fase Nacional e a Fase Internacional.

 

3- Do Público Alvo

                              

                Os alunos das Escolas da Educação Básica do Estado de Goiás, sendo que a  Modalidade A contempla alunos de 1° e 2° Série do ensino médio e a Modalidade B contempla alunos da 3° Série do ensino médio.

 

4- Dos Procedimentos de Inscrição

 

                As inscrições dos estudantes serão feitas pelo(a) professor(a) responsável e será on-line pelo site no campo “Acesso ao sistema” no endereço eletrônico http://go.obquimica.org/. Caso o professor não tenha realizado o cadastro prévio no site, deverá fazer o cadastro no Campo “Cadastro Representante”.  É fundamental que o(a) professor(a) responsável tenha atenção no preenchimento dos nomes no sistema on-line para que sejam evitadosmaiores transtornos .

 

4.1- Do prazo para a inscrição

               

O período para a inscrição será até 02 de Agosto de 2019.

 

5 - Das Provas da OGQ

               

5.1- O Conteúdo programático da prova da Fase Estadual encontra-se no Anexo I deste Edital.

5.2- A prova constará de no máximo, 20 (vinte) questões de múltipla-escolha e 3 (três) questões analítico-expositivas.

5.2.1- Para efeito, as notas as questões de múltipla-escolha somarão 60,0 (sessenta) pontos e as questões abertas terão pontuação máxima de 40,0 (quarenta) pontos, totalizando 100 (cem pontos).

5.2.3- As provas que não atingirem o ponto de corte sobre as questões de múltipla-escolha não serão corrigidas.

5.2.4- Caso o número de provas a serem corrigidas for superior a 250 ou inferior a 100, a comissão poderá alterar o ponto de corte em até 10 pontos.

5.3- O prazo para recursos referente às questões, caso houver, será de dois dias úteis, após a divulgação do gabarito preliminar no dia 25 de Junho de 2019. Após essa data, todo recurso será automaticamente desconsiderado pela comissão organizadora.

5.4- O Gabarito Definitivo da Prova da OGQ será disponibilizado até 30 de Junho de 2019.

 

6 - Dos Estudantes

6.1- Os estudantes Portadores de Necessidades Especiais – PNE deverão comprovar sua condição no momento da inscrição, conforme inciso IV do artigo 39 do Decreto n°3.298/1999, através do e-mail obqgoias@yahoo.com.br, as condições especiais para a realização da prova, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de aplicação, obedecendo aos critérios de viabilidade e de razoabilidade, cuja decisão será comunicada ao candidato em até 05 (cinco) dias úteis antes da realização da prova.

6.2- No caso de estudantes sabatistas, os professores deverão comunicar em até 5 (cinco) dias úteis antes da realização da prova para que seja feita aplicação da prova após o pôr do sol e organização de um local acessível para os alunos.

6.3-Serão aceitas até 30 inscrições por escola, tanto da rede particular quanto da rede federal (8 alunos de cada série: primeira, segunda e terceira série). Das redes públicas estaduais e municipais, serão aceitas 30 inscrições (10 alunos de cada série: da primeira, segunda e terceira).

6.4- Caso ocorra a existência de escolas da rede particular com mais de uma unidade escolar, na mesma cidade, cada unidade poderá inscrever até 12 alunos (4 alunos por série).

6.5- Serão classificados os 30 (trinta) candidatos mais bem classificados da Modalidade A e os 25 (vinte e cinco) mais bem classificados da Modalidade B. A quantidade de selecionados na Modalidade A será maior em virtude dos alunos terem a possibilidade de participarem das fases internacionais.

6.6- Serão eliminados da seleção os alunos que chegarem após o fechamento dos portões, deixar o local durante a realização das provas, perturbar de qualquer modo a ordem dos trabalhos, tentar utilizar livros, calculadoras científicas, réguas de cálculo ou qualquer meio de comunicação ou deixar de cumprir as normas determinadas pelos organizadores da OGQ.

8.0- Dos professores

 8.1- A comprovação da escolaridade e demais dados cadastrais do estudante será de responsabilidade da escola e do professor/coordenador responsável pela unidade escolar. Qualquer dado apresentando de forma fraudulenta implicará na eliminação do estudante.

9.0- Dos Resultados

 

9.1- O Resultado Preliminar contendo os estudantes classificados e a respectiva escola será divulgado até o dia 15 de Agosto de 2019.

 

9.2- O Resultado Definitivo contendo os estudantes classificados e a respectiva escola estará disponível no site da Olimpíada Goiana de Química até 17 de Agosto de 2019.

 

9.3- As escolas deverão confirmar a presença dos Alunos até o dia 20 de Agosto de 2019 na Fase Nacional pelo email obqgoias@yahoo.com.br, em caso da não confirmação, outros alunos serão convocados de acordo com suas pontuações (da maior para a menor).

 

8.0- Do Cronograma

 

Inscrições na Fase Estadual

Até 02 de Agosto

Divulgação dos Locais de Prova

Até 20 de Julho de 2019

Aplicação da Prova Edição 2019 OGQ

03 de Agosto às 14 horas (Horário de Brasília) até 17 horas

Gabarito Preliminar

Até 05 de Agosto de 2019

Gabarito Definitivo

Até 07 de Agosto de 2019

Resultado Preliminar

Até 15 de Agosto de 2019

Resultado Definitivo

Até 17 de Agosto de 2019

Convocação dos alunos selecionados do Estado de Goiás para a Fase Nacional da Olimpíada Brasileira de Química 19 de Agosto de 2019

9.0- Contato

As dúvidas podem ser encaminhadas através do Campo Contato presente no Site http://go.obquimica.org/contato ou pelo email obqgoias@yahoo.com.br

 

 

10.0- Os casos omissos nesse edital serão resolvidos pela Coordenação Estadual da Olimpíada Goiana de Química juntamente com a Associação Brasileira de Química – Seção Regional de Goiás.

 

 

 

ANEXO 1

MODALIDADE A (1° Ano e 2° Ano do Ensino Médio) :Programação de assuntos 1 ao 16.

MODALIDADE B (3°Ano do Ensino Médio): Programação de assuntos 1 ao 18.

1. Laboratório: noções de segurança. Vidrarias e seu emprego. Técnicas básicas de separação de substâncias.

 2. Propriedades dos Materiais: temperatura de fusão, temperatura de ebulição, densidade, solubilidade, volatilidade, estados físicos, entre outros.

3. Constituição dos Materiais: Estrutura dos materiais: teorias ao longo do tempo histórico. Modelo de átomo: contribuições de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Partículas subatômicas: prótons, nêutrons e elétrons. Configurações eletrônicas: níveis de energia. Massas atômicas e massas molares.

 4. Tabela periódica: nomes e símbolos dos elementos químicos; Grupos e períodos. Ocorrência, usos e propriedades dos elementos químicos.

5. Ligações químicas: estabilidade dos átomos, ligações metálica, iônica e covalente. Forças intermoleculares. Polaridade de moléculas e de ligações. Fórmulas eletrônicas (Lewis) e estruturais. Geometria molecular.

 6. Quantidade de matéria: conceito de mol.

7. Reações químicas: a) transformações, modelos e teorias para as transformações químicas, representação das transformações. b) Estequiometria. Cálculos com porcentagem de pureza e rendimento. c) Termoquímica: reações endotérmicas e exotérmicas. Entalpia: lei de entalpia de reação (formação, combustão, neutralização). Entropia. Energia livre. d) Cinética Química. Velocidade de reação: fatores que afetam a velocidade das reações. Etapas das reações. Lei de velocidade. Energia de ativação. Catálise. e) Equilíbrio químico nas transformações. Fatores que afetam o equilíbrio: princípio de Le Chatelier. Constante de equilíbrio. Equilíbrio iônico: produto de solubilidade, hidrólise, pH e pOH.

8. Funções inorgânicas: características dos ácidos e bases. Propriedades químicas das principais funções inorgânicas. Nomenclatura.

9. Leis empíricas dos gases ideais.

10. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.

11. Radioatividade e química nuclear.

12. Ciclos biogeoquímicos: ciclo do carbono, do nitrogênio, do oxigênio e da água.

13. Soluções: soluções verdadeiras e soluções coloidais. Solubilidade em função da temperatura. Unidades de concentração. Cálculos de diluição. Titulometria.

14. Propriedades coligativas: temperatura de ebulição e de fusão, pressão atmosférica e de vapor e osmose. Soluções iônicas e moleculares. Misturas coloidais.

15. Eletroquímica. Pilhas. Potenciais de óxido-redução. Eletrólise: sais fundidos e soluções aquosas. Cálculos.

16. Química ambiental: chuva ácida, camada de ozônio, efeito estufa, aquecimento global, poluição do ar, poluição da água.

17. Átomo de carbono: presença na natureza. Função nos seres vivos. Ocorrência das cadeias carbônicas.

18. Estrutura e características gerais de biomoléculas: carboidratos, aminoácidos, ácidos nucleicos e seu