Brasil, 1o. colocado na Olimpíada Ibero-americana de Química

  •  09/10/2018

De 21 a 28 de setembro de 2018, em San Salvador, quatro estudantes brasileiros participaram da XXIII Olimpíada Ibero-americana de Química e conquistaram posições de destaque.

O paulista Vinícius Armelin que obteve o primeiro lugar geral e o cearense Orisvaldo Salviano Neto, no segundo lugar geral, foram ganhadores de medalhas de ouro. Os outros dois componentes da equipe os cearenses João Victor Moreira Pimentel e Ivna de Lima Ferreira Gomes foram agraciados com medalhas de prata e bronze, respectivamente.

Com esse resultado, o Brasil novamente conquistou o primeiro lugar dentre os 17 países participantes. Atuaram como mentores da equipe o Prof. Lucas Rodrigues, da USP, e o Prof. João Paulo, da UFMG.

Na 50th International Chemistry Olympiad (IChO), encerrada em Praga em 28 de julho de 2018, a equipe brasileira destacou-se no 12o lugar geral dentre 76 países participantes. Como resultado tivemos duas medalhas de ouro conquistadas por Vinícius e por Ivna, e medalhas de prata e bronze conquistadas por João Victor e Orisvaldo, respectivamente. O grande destaque deste ano foi a conquista de duas medalhas de ouro na IChO, fato inédito na Olimpíada Internacional de Química, até então, estudantes brasileiros haviam ganhado medalhas de prata e bronze.

 

Brasil, 1o. colocado na Olimpíada Ibero-americana de Química