OLIMPÍADA PARAIBANA DE QUÍMICA EDIÇÃO UNIFICADA 2023

  •  21/04/2023

A Coordenação Estadual da Olimpíada Paraibana  de Química, convida os estudantes do ensino médio, de acordo com as normas deste edital, a participarem da Edição em Etapa Única da Olimpíada Paraibana de Química, edição 2023 UNIFICADA (OPBQ-2023), que representa a Seletiva de Representantes do Estado da Paraíba para as Olimpíadas Norte Nordeste-ONNe e Olimpíada  Brasileira de Química-OBQ em 2024.

As inscrições ocorrerão de 20/04 a 27/05 de 2023 sendo realizadas pelos Representantes Escolares ou Professores responsáveis das escolas particulares e públicas do Estado da Paraíba sem limite de inscrições, pelo link https://app.obquimica.org/sign , bem como, individualmente pelos estudantes dos 9º anos do EF, 1º, 2º e 3º anos do EM e 4º ano do EMT, pelo link https://pb.inscricoes.obquimica.org/

A prova será realizada exclusivamente on-line nos dias 16 e 17 de junho de 2023 com início a partir de 08:00 até as 22 H:00 (horário de Brasília), onde, uma vez realizado o acesso, o estudante terá até 2 (duas) horas para resolução da prova que constará de 30 (trinta) questões de múltipla escolha

A Coordenação Estadual, instituições envolvidas e os membros da comissão de provas; não se responsabilizam por problemas técnicos que venham a acontecer como queda ou instabilidade de internet, ficando a cargo do candidato a responsabilidade de garantir hardware (computador ou smartphone) e velocidade de conexão adequados para realização da prova no horário estabelecido no presente edital.

CRONOGRAMA

PROGRAMAÇÃO

DATA

INSCRIÇÔES

20/04/2022 a 27/05/2023

PROVA

16 e 17 /06/2023

RECURSOS

09 a 10/2022

RESULTADO

À DEFINIR

PREMIAÇÃO

À DEFINIR

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Modalidade A

1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.

 2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.
 3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: isóbaros, isótopos, isótonos e espécies isoelétricas.
 4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Dualidade da Onda-Partícula. Princípio da Incerteza. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas.
5. Tabela periódica: histórico e propriedades.
 6. Ligações químicas. Ligação Iônica, Propriedades dos Compostos Iônicos, Energia de Rede. Ligação Metálica e Propriedades dos Metais. Ligações Covalentes, fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria eletrônica e molecular.
7. Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
8. Funções inorgânicas e reações inorgânicas.
 9. Reações químicas. Leis ponderais. Balanceamento. Fórmulas Químicas.
10. Cálculos estequiométricos. Reagente Limitante, Rendimentos, Pureza, Análise de Misturas.
11. Leis dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar. Difusão e Efusão de Gases.
 12. Química ambiental e sustentabilidade.

13. Química no cotidiano.
14. Noções de Laboratório: segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de Substâncias.

 

Modalidade B

1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.
3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas.
Item 3. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas por nível e subnível.
4. Tabela periódica: histórico e propriedades.
5. Estudo das Ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
6. Estudo das diferentes forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
7. Estudo das funções inorgânicas (óxido, sal, ácido e base).
8. Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.
8. Estudos dos gases: comportamento ideal, Misturas gasosas (lei de Dalton), Lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.
9. Soluções: classificação das soluções, propriedades e preparo. Curvas de solubilidade. Diferentes unidades de concentração. Processo de diluição, mistura de mesmo soluto e de diferentes solutos. Titulometria.
10. Propriedades coligativas (Solução ideal, Tonoscopia, ebuliometria, crioscopia e osmometria)
11. Estudo da quantidade de calor em processos químicos - Termoquímica: definição e propriedades da entalpia, Lei de Hess, Energia de ligação.
12. Termodinâmica: Estudo da entropia e da variação da energia livre de Gibbs.
13. Estudo da velocidade dos processos químicos - Cinética química. Fatores que influenciam a velocidade de uma reação química, aplicação da equação de Gulberg-Waage, determinação da ordem de reação, cálculo da velocidade específica (constante de velocidade),
14. Estudo dos diferentes tipos de equilíbrio químico de sistemas homogêneos e heterogêneos (KC e KP). Análise de um processo químico por Le Chatelier (pressão, temperatura e concentração)
15. Estudo do equilíbrio químico para ácidos (Ka), base (Kb), produto iônico da água (KW), potencial hidrogeniônico (pH), potencial hidroxiliônico (pOH), solução tampão e hidrólise (KH).
16. Radioatividade e química nuclear.
17. Química ambiental e sustentabilidade.
18. Química no cotidiano.
19. Noções de laboratório: medidas de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de substâncias.
20. Estudos relacionados a processos eletroquímicos: Histórico, cálculo de potencial em células galvânicas e eletrolíticas. Aplicação da equação de Nernst. Corrosão. Proteção anódica e catódica.
21. O estudo do átomo de carbono – propriedades e características. Hibridização do átomo. Ligações de carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas.
22. Funções orgânicas: identificação, nomenclatura e representações estruturais.
23. Isomeria: constitucional, estereoisomeria (configuracional e conformacional).
24. Propriedades físicas das substâncias orgânicas. Correlação entre estrutura e propriedades físico-químicas para compostos orgânicos.
25. Acidez e basicidade das substâncias orgânicas.
26. Reações orgânicas: substituição, adição, eliminação, oxidação, redução e polimerização.
27. Polímeros, Biomoléculas e Biocombustíveis.