Regulamento da Olimpíada Maranhense de Química 2022

  •  08/09/2022


PROGRAMA NACIONAL DE OLIMPÍADAS DE QUÍMICA

REGIONAL DO MARANHÃO

OLIMPÍADA MARANHENSE DE QUÍMICA 2022

REGULAMENTO

1 DOS OBJETIVOS

Art. 1º - A Olimpíada Maranhense de Química (OMQ) 2022 busca incentivar o estudo da Química e estimular o desenvolvimento de jovens talentos Maranhenses, contribuindo assim para o desenvolvimento do Estado do Maranhão, especificamente dentro dos seguintes objetivos:

I. Incentivar na população jovem o interesse para o estudo da Química e permitir aos (às) estudantes aplicar seus conhecimentos e suas habilidades em um espírito olímpico;

II. Estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química no Maranhão;

III. Identificar jovens com talento e aptidões para o estudo desta ciência, estimulando a curiosidade científica e incentivando-os a tornarem-se futuros(as) profissionais químicos(as);

IV. Promover o entrosamento entre professores(as) de Química e estimular o enriquecimento de suas formações;

V. Contribuir para a formação de quadros na área de Química, com a consequente alimentação dos cursos de pós-graduação e reposição do contingente de docentes e de pesquisadores(as);

VI. Selecionar os estudantes do ensino médio com bons desempenhos em Química da Modalidade A para representarem Maranhão em competições nacionais como a OBQ-Fase III e a ONNeQ.

2 DO PUBLICO ALVO

Art. 2º - A OMQ 2022 destina-se a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas, do estado do Estado do Maranhão, em níveis de escolaridade correspondentes ao 9º do ensino fundamental e a todos os anos do ensino médio (1º, 2º e 3º anos) e ao 4º ano do ensino técnico.

3 DAS INSCRIÇÕES

As inscrições ocorrerão de 26/07 a 02/10 de 2022 sendo realizadas pelos Representantes Escolares ou Professores responsáveis das escolas particulares e públicas do Estado do Maranhão, bem como, existe a possibilidade da inscrição individual pelo estudante.

Art. 3º - As escolas interessadas em participar da OMQ – 2022 devem indicar um(a) funcionário responsável para atuar como coordenador(a) local, preferencialmente um(a) professor(a) ou um(a) coordenador(a) pedagógico.

§ 1º - Os cadastramentos das escolas deverão ser realizadas pelos representantes das instituições diretamente na home-page do Programa Nacional das Olimpíadas de Química, disponível em www.obquimica.org, seguindo os prazos do cronograma de atividades proposto para o evento (apêndice I).

§ 2º - Não haverá limite de inscrições dos alunos enquanto ocorrerem as provas de forma remota (Olimpíada Unificada).

§ 4º - As inscrições em 2022 serão gratuitas por determinação da Coordenação Nacional. No entanto, está condição poderá ser revisada segundo os recursos orçados ao programa pela coordenação nacional.

Art. 4º - A comprovação da escolaridade e demais dados cadastrais do estudante será de responsabilidade da escola. Informações inverídicas, a qualquer tempo constatadas, implicará na exclusão do estudante do certame, inclusive tornando sem efeito qualquer premiação que porventura tenha recebido, além do seu impedimento na participação de outras etapas do Programa Nacional Olimpíadas de Química.

4 DAS PROVAS

Art. 5º - As provas da OMQ 2022 on line serão elaboradas pela comissão escolhida durante a reunião Nacional dos Coordenares Estaduais do Programa Nacional de Olimpíadas de Química.

§ 1º  - Caso haja necessidade de uma segunda fase na OMQ 2022, o critério para seleção dos estudantes para a segunda fase, será de acordo com a nota de classificação obtida na prova ocorrida de forma on line da OMQ 2022.

§ 2º - Para cada fase do ensino, será desenvolvida e aplicada um tipo de prova, abrangendo conteúdos curriculares específicos (apêndice 2).

5 DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

Art. 6º - No caso da OMQ 2022 a prova ocorrerá em uma única etapa e de forma on line em data e hora determinados pela Coordenação Programa Nacional de Olimpíada de Química.

Art. 7º - O período de aplicação e resolução das provas será de 3 (três) horas.

Parágrafo único - Será permitido o uso de calculadoras não programáveis. NÃO SERÁ permitido o uso de calculadoras instaladas em aparelhos de celular.

Art. 8º - As provas e seus gabaritos serão disponibilizados na home-page da PNOQ.

Parágrafo único - As provas terão um período para contestação, segundo calendário, por meio de solicitação direta à Comissão Pedagógica, via preenchimento e envio de um formulário que será disponibilizado na home-page da OMQ.

Art. 8º - A comissão de provas NÃO SE responsabiliza por problemas técnicos que venham a acontecer como queda ou instabilidade de internet, ficando a cargo do candidato a responsabilidade de garantir hardware(computador ou smartphone) e velocidade de conexão adequados para realização da prova no horário estabelecido no presente edital.

6 DA CORREÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Art. 10º - Enquanto ocorrer as provas on line, as respostas das questões da prova serão publicadas pela empresa contratada para o certame.

Art. 11º - A classificação final da OMQ será divulgada em ordem crescente de nota final e os resultados serão disponibilizados na home-page da OMQ.

Parágrafo único - Em caso de empate no número de escore, os critérios para desempate a serem aplicados serão:

1º - Estudantes da rede pública;

2º - Pertencentes a escolas ou colégios com menos representantes na 2ª Fase;

3º - Pertencentes a cidades com menos representantes 2ª Fase;

4º - Com menor idade;

Art. 12º - O resultado final da OMQ será divulgado dentro do período estabelecido no cronograma na home-page da OMQ.

7 DA PREMIAÇÃO

Os estudantes que obtiverem os mais elevados escores em cada modalidade receberão medalhas de ouro, prata e bronze em solenidade de premiação convocada pela Coordenação Estadual. A distribuição física de medalhas (Ouro, Prata e Bronze) e certificados de menção honrosa dependerá da disponibilidade financeira da Coordenação Nacional do Programa Nacional de Olimpíada de Química

Art. 12º - Os candidatos e/ou candidatas com as melhores classificações serão contemplados(as) com certificados e as seguintes medalhas alusivas ao evento:

I.  Ouro;

II.  Prata;

III. Bronze.

IV.  Certificado de Menção Honrosa.

Parágrafo único - A distribuição física de medalhas (Ouro, Prata e Bronze) e certificados de menção honrosa dependerá da disponibilidade financeira da Coordenação Nacional do Programa Nacional de Olimpíada de Química .

Art. 13º - Em caso de distribuição física de medalhas e certificados, a cerimônia de premiação ocorrerá em local pré-determinado e será comunicado com brevidade aos premiados.

Parágrafo únicoA comissão organizadora não é responsável pelo envio ou entrega de medalhas ou certificados as escolas por nenhum meio disponível (correios, carro, ônibus, aéreo ou naval)

Art. 14º - Vagas na Olimpíada Norte Nordeste 2023- Até cinquenta (50) alunos representarão Maranhão no certame 2023: O preenchimento das vagas ocorrerá, inicialmente, com a inscrição dos medalhistas de ouro da modalidade A, seguido pelos medalhistas de prata da modalidade A e por fim pelos medalhistas de bronze da modalidade A, até completarem as vagas. Após completadas as vagas nenhum aluno será inscrito mesmo que ainda exista medalhistas de bronze disponíveis.

Vagas para a Olimpíada Brasileira de Química 2023 (Fase III): Terão vaga assegurada os alunos medalhistas de Ouro da modalidade A, Prata da modalidade A e Bronze da modalidade A melhores classificados na OMQ 2022 (com melhores notas) até um total máximo de 70 (setenta) alunos, podendo ter alteração de acordo caso haja a necessidade.

8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 14º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela coordenação estadual da OMQ.

Apêndice 1

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DA OMQ 2022

DATA/DIA

ATIVIDADE

11.07.2022

Início das inscrições das escolas no sistema do Programa Nacional Olimpíadas de Química

02.10.2022

Término das inscrições das escolas no sistema do Programa Nacional Olimpíadas de Química

07 e 08.10.2022

Prova da Olimpíada Maranhense de Química (Unificada)

01.11.2022

Divulgação dos resultados

Apêndice 2

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Modalidade A

1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.

2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.

3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: isóbaros, isótopos, isótonos e espécies

isoeletrônicas.

4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Dualidade da Onda-Partícula. Princípio da Incerteza. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. configurações eletrônicas.

5. Tabela periódica: histórico e propriedades.

6. Ligações químicas. Ligação Iônica, Propriedades dos Compostos Iônicos, Energia de Rede. Ligação

Metálica e Propriedades dos Metais. Ligações Covalentes, fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria eletrônica e molecular.

7. Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.

8. Funções inorgânicas e reações inorgânicas.

9. Reações químicas. Leis ponderais. Balanceamento. Fórmulas Químicas. Cálculos estequiométricos.

Reagente Limitante, Rendimentos, Pureza, Análise de Misturas.

10. Leis dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar. Difusão e Efusão de Gases.

Gases Reais.

11. Soluções: classificação, propriedades e preparação. Diagramas de solubilidade. Unidades de

concentração. Diluição e misturas. Titulometria.

12. Ambiente, química verde e sustentabilidade.

13. Química no cotidiano.

14. Laboratório: noções de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de

substâncias.

Modalidade B

1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia.

Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.

2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.

3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: isóbaros, isótopos, isótonos e espécies

isoeletrônicas.

4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Dualidade da Onda-Partícula. Princípio da Incerteza. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. configurações eletrônicas.

5. Tabela periódica: histórico e propriedades.

6. Ligações químicas. Ligação Iônica, Propriedades dos Compostos Iônicos, Energia de Rede. Ligação

Metálica e Propriedades dos Metais. Ligações Covalentes, fórmulas eletrônicas e estruturais.

Geometria eletrônica e molecular.

7. Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.

8. Funções inorgânicas e reações inorgânicas.

9. Reações químicas. Leis ponderais. Balanceamento. Fórmulas Químicas. Cálculos estequiométricos.

Reagente Limitante, Rendimentos, Pureza, Análise de Misturas.

10. Leis dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar. Difusão e Efusão de Gases.

Gases Reais.

11. Soluções: classificação, propriedades e preparação. Diagramas de solubilidade. Unidades de

concentração. Diluição e misturas. Titulometria.

12. Propriedades coligavas.

13. Termoquímica: entalpia, Lei de Hess, energia de ligação, entropia e energia livre.

14. Cinética química. Velocidade Média. Velocidade Instantânea. Lei de Ação das Massas. Fatores que Influenciam a Velocidade da Reação. Equação de Arrhenius. Relação da concentração com o tempo para cinética de ordem zero, primeira e segunda ordem. Meia-Vida.

15. Equilíbrio químico de sistemas homogêneos e heterogêneos.

16. pH, pOH, solução tampão e hidrólise.

17. Radioatividade e química nuclear.

18. Ambiente, química verde e sustentabilidade.

19. Química no cotidiano.

20. Laboratório: noções de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de

substâncias.

21. Eletroquímica: células galvânicas e eletrolíticas. Equação de Nernst. Corrosão. Proteção anódica e

catódica.

22. O átomo de carbono. Ligações do carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas.

23. Funções orgânicas: identificação, nomenclatura e representações estruturais.

24. Isomeria: constitucional, estereoisomeria (configuracional e conformacional).

25. Propriedades físicas das substâncias orgânicas. Correlação entre estrutura e propriedades.

26. Acidez e basicidade das substâncias orgânicas.

27. Reações orgânicas: substituição, adição, eliminação, oxidação, redução e polimerização.

28. Polímeros.

29. Biomoléculas.

30. Biocombustíveis.