A série QuiArtigo e o PET - Química/UnB

  •  13/06/2020

     Em meio à grave crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, a qual força a muitos a permanecer em casa, para proteger a si mesmos e às pessoas à sua volta, o grupo PET-Química/UnB dá início a uma série de resenhas, a qual denominamos QuiArtigo, que propõe artigos científicos que consideramos bastante abrangentes. A princípio, as publicações terão periodicidade quinzenal, mas a ideia é que se tornem mais frequentes. Diversas pesquisas sobre a doença causada pelo novo Coronavirus (Coronavirus disease, COVID 19), serão apresentadas, devido à grande importância das pesquisas sobre o assunto, na situação atual, mas, muitos outros estudos importantes também o serão, pois, com sua ajuda, caro leitor, esse projeto prosseguirá, mesmo muito depois de essa situação ter-se resolvido. Mas, o quê é o PET-Química? Para responder a essa pergunta, o primeiro passo é justamente entender o quê é o PET. PET é uma abreviação para politereftalato de etileno, um polímero termoplástico muito utilizado na indústria de embalagens para fabricação de garrafas e frascos, como podemos observar na Figura 1.

Figura 1: Exemplos de produtos comercializados em embalagens feitas com PET

Figura 1: Exemplos de produtos comercializados em embalagens feitas com PET

Fonte: Foto por Cuca Jorge. Disponível em: https://www.plastico.com.br/wp-content/uploads/2008/03/pet-300x200.jpg . Acesso em 28/05/2020.

     No entanto, é evidente que não é esse tipo de PET o responsável pela série QuiArtigo. Também não é o seu cachorro, gato, papagaio, etc, que você tanto ama e, muito menos, aquele exame de imagem sofisticado que você talvez tenha feito da última vez que foi ao hospital (Figura 2). PET, em nosso caso, é o acrônimo para o Programa de Educação Tutorial, um dos programas da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) que visa a oportunizar a estudantes de graduação a possibilidade de ampliar a gama de experiências em sua formação acadêmica e cidadã, por meio da participação em grupos de alunos que, orientados por um(a) professor(a) tutor(a), desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão (BRASIL, 2006).

Figura 2: Exame de tomografia por emissão de pósitrons (PET scan)

 

Fonte: Courtesy Brookhaven National Laboratory. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dr._Nora_Volkow_with_patient_in_PET_scan.jpg#filelinks . Acesso em 31/05/2020.

     Desde a sua criação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC)) em 1979, em seguida, sob a gestão da SESu/MEC, o PET tem contribuído enormemente para a formação de muitos profissionais de qualidade, como atestado por vários estudos (ANDRADE & BARRETO, 2012. PERES et al, 2014). Hoje, com mais de quarenta anos, o programa segue ativo, com centenas de grupos em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do país, onde são desenvolvidas múltiplas atividades relacionadas tanto ao ambiente acadêmico quanto à comunidade externa. O PET-Química/UnB, em especial, é um grupo PET criado no começo da década de noventa pelo professor doutor Roberto Ribeiro da Silva. Atualmente, ele é composto por alunos dos quatro cursos de graduação do Instituto de Química (IQ) da Universidade de Brasília (UnB), a saber: Bacharelado em Química, Licenciatura em Química, Bacharelado em Química Tecnológica e Bacharelado em Engenharia Química, e coordenado, desde janeiro de 2009, pela professora doutora Elaine Rose Maia, docente do IQ e tutora do grupo. Dentre as várias atividades da tríade ensino - pesquisa - extensão desenvolvidas pelo PET-Química, cuja composição atual está representada na Figura 3, destacam-se a organização da Olimpíada de Química do Distrito Federal e Entorno (OQDFE), a fase regional da Olimpíada Brasileira de Química no DF, e da Semana de Química na UnB, que faz parte das atividades da Semana Universitária da Universidade de Brasília.

Figura 3: Membros do PET - Química/UnB em junho de 2020.

       

Fonte: autor

     Espera-se que esse novo projeto seja benéfico tanto para os petianos, que terão a oportunidade de adquirir experiência no desenvolvimento de materiais de popularização da ciência, quanto para a comunidade em geral, que terá acesso a mais materiais de qualidade dessa natureza. Dúvidas, críticas e sugestões são bem-vindas e podem ser enviadas tanto pelas redes sociais quanto pelo e-mail petunbquimica@gmail.com . Segue o link para o primeiro texto da série QuiArtigo. Boa leitura!

 

Escrito por Henrique do Nascimento Coutinho

Revisado pelos discentes Luis Henrique M. Camargos e Francisco Wytorhugo

Revisão final Prfa. Dra. Elaine Rose Maia

Editado pelo discente Luís Sousa F. Neto

henricoten@gmail.com

 

Referências Bibliográficas:

Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior. Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=338-manualorientabasicas&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192 . Acesso em 31/05/2020.

DE ANDRADE, Patrícia H.; BARRETO, Selva M G. Programa de Educação Tutorial (PET) na Formação do Profissional de Educação Física: um estudo na UFJF. In: V Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana. 2012. Disponível em: http://www.motricidades.org/conference/index.php/cpqmh/5cpqmh/paper/view/244 . Acesso em 31/05/2020.

PERES, Sarajane et al. O Programa de Educação Tutorial no contexto da graduação em Computação: Perfis, percepções e reflexões. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, julho de 2014 . p. 249-258. ISSN 2595-6175. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/10979 . Acesso em 31/05/2020.