Estudantes inscritos na XXIV Olimpíada Brasileira de Química - OBQ 2019 e Local da prova

  •  11/08/2019

A prova escrita da III Fase da XXIV Olimpíada Brasileira de Química - OBQ 2019 será realizada no dia 24/08/2019 (sábado) às 14:00 horas, horário oficial de Brasília,  nas dependências do Centro de Ciências Sociais Aplicadas- CCSA (UFPE), ( salas B-5, B-6, B-7), localizado na Av. dos Economistas, s/n Cidade Universitária 50670-901 Recife-PE.

Os candidatos deverão chegar ao local da prova com no mínimo 40 minutos de antecedência, portando documento oficial com foto (por exemplo, cédula de identidade, carteira de estudante, dentre outros) ) para acesso à sala de aplicação da prova, portando também caneta esferográfica azul ou preta fabricada em material transparente.

Será permitido o uso de calculadoras, inclusive, científicas. Porém, não é permitido o uso de calculadoras programáveis de qualquer tipo e o uso de demais equipamentos eletrônicos como smartphones, tablets e notebooks. Também não serão permitidas consultas aos colegas ou a outros materiais que não façam parte do exame. A prova terá duração máxima de 4 (quatro) horas.

O candidato somente poderá ausentar-se temporariamente da sala de provas, durante sua realização, acompanhado de um fiscal. A prova será constituída de exames teóricos (distintos para cada modalidade) com dez (10) questões objetivas (pontuação máxima: 40 pontos) e seis (6) questões analítico-expositivas (pontuação máxima: 60 pontos); podendo, uma ou mais delas versar sobre técnicas laboratoriais habituais para estudantes de Ensino Médio.

Para cada questão objetiva CORRETA serão atribuídos 4,0 pontos. Para cada questão objetiva ERRADA será descontado 0,8 ponto. As questões EM BRANCO não serão computadas.

O conteúdo programático está disponível no portal do Programa Nacional das Olimpíadas de Química, assim como outras informações importantes. http://www.obquimica.org/olimpiadas/index/olimpiada-brasileira-de-quimica/item/programa

Considerando que não foi realizada a etapa estadual (OPEQ) no ano passado (2018), os participantes da XXIV Olimpíada Brasileira de Química foram selecionados dentre estudantes das escolas melhor classificadas na OPEQ 2017, sendo preenchida 28 vagas para a modalidade A e 28 para vagas para a modalidade B. Cada uma destas escolas selecionou os alunos do 2° e 3º ano do Ensino Médio que participarão do exame nacional. Serão no toal 56 estudantes representando o Estado de Pernambuco XXIV na Olimpíada Brasileira de Química.

Os estudantes que obtiverem nota acima de 80 pontos na Olimpíada Brasileira de Química Júnior 2018 foram inscritos na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) - Modalidade A e não interferiu na cota do Estado.

Confira a relação dos 56 inscritos e as instituições que irão representar Pernambuco na III Fase da XXIV Olimpíada Brasileira de Química abaixo.