Medalhas de ouro para Brasil

  •  28/07/2018

Quatro estudantes brasileiros, alunos do ensino médio, participaram da 50th International Chemistry Olympiad, cuja solenidade de premiação ocorreu na cidade de Praga, em 28 de julho de 2018. Este certame foi realizado durante 10 dias em duas cidades, inicialmente em Bratislava, onde ocorreu a abertura e a aplicação dos exames práticos e teóricos, finalizando em Praga onde as atividades finais ocorreram. Dentre os 76 países participantes, a equipe brasileira se destacou com a conquista de quatro medalhas.   

Foram duas medalhas de ouro (Vinicius Armelin e Ivna Gomes) e uma medalha de prata (João Victor Pimentel) e uma de bronze (Orisvaldo Salviano), três estudantes do Ceará e um de São Paulo. Um excelente resultado, permaneceu em segundo lugar nas Américas, liderada por Estados Unidos, e posicionou-se na 12a. classificação geral por pontuação acumulada pelas equipes, no ano anterior ocupava o 18o. do ranking geral.

Os estudantes prestaram exames teóricos e práticos, traduzidos no dia anterior em suas línguas nativas por mentores das delegações, cada exame teve cinco horas de duração.