Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (II OBESQ)

  •  12/06/2019

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (II OBESQ), que integra as atividades do Programa Nacional das Olimpíadas de Química.

Podem participar estudantes regularmente matriculados do primeiro ao último semestre dos cursos de graduação listados a seguir:

  1. Bacharelado em Química

  2. Biotecnologia

  3. Engenharia agroindustrial – agroquímica

  4. Engenharia bioquímica

  5. Engenharia de Materiais

  6. Engenharia química

  7. Farmácia

  8. Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química.

  9. Licenciatura em Ciências e Matemática, com habilitação em Química

  10. Licenciatura em Química

  11. Química ambiental

  12. Química de Alimentos

  13. Química forense

  14. Química industrial

  15. Química medicinal

  16. Química tecnológica

  17. Tecnologia de Processos Químicos

O estudante deve entrar em contato com o Coordenador do curso ou seu representante para realizar sua inscrição na primeira fase durante o período de 12/06 a 20/06

A 1ª fase será realizada internamente, em cada uma das instituições, com critérios definidos pelo coordenador do curso. A seleção dos estudantes para a segunda fase poder ser feita através do coeficiente de rendimento acadêmico dos estudantes, histórico escolar, prova etc.., sendo permitida a inscrição de 10 estudantes no máximo, por curso de graduação para a segunda fase.

As inscrições para a segunda fase da Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (II OBESQ) serão realizadas pelo Coordenador(a) do Curso de Graduação, no período de 21/06 a 01/07 no site da http://pernambuco.obquimica.org/, sendo necessário preencher um formulário de inscrição com as informações necessárias que o site pede.

Os conteúdos a serem abordados na olimpíada, abrangem todas as áreas de química geral, química inorgânica, química orgânica, físico-química e química analítica.

O conteúdo programático poderá ser acessado no edital, que em breve sera publicado no site da OBESQ. O regulamento e todas as informações estão disponíveis no link http://www.obesq.org/

A segunda fase ocorrerá em Recife, no dia 24 de agosto (sábado) e terá início às 14:00 h, horário oficial de Brasília, com duração de quatro (4) horas. O local da prova estará no site http://pernambuco.obquimica.org/ com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de aplicação.

A prova é constituída de exames teóricos com vinte (20) questões objetivas de Química Geral (pontuação máxima: 100 pontos) e oito (08) problemas analítico/descritivos (pontuação máxima: 200 pontos) referentes às modalidades: Química Inorgânica, Química Analítica, Química Orgânica e Físico-Química, podendo, versar sobre técnicas laboratoriais habituais para estudantes de Ensino Superior.

A nota de corte da II Etapa será de trinta (30,0) pontos nas questões objetivas.

Os problemas analítico/descritivos só serão corrigidos das provas com pontuação das questões objetivas superior a trinta (30,0) pontos.

os estudantes de mais elevados escores (notas) na classificação geral e em cada modalidade da OBESQ, do ano em curso, receberão medalhas de ouro, prata e bronze em solenidade convocada pela Coordenação Nacional, para esta finalidade.

Os estudantes mais destacados na classificação geral receberão medalhas de ouro (1º e 2º lugar), medalhas de prata (3º ao 6º lugar) e medalhas de bronze (7º ao 12º lugar).

Os estudantes mais destacados em cada modalidade (Química Orgânica, Química Analítica, Físico-Química e Química Inorgânica) receberão medalhas de ouro (1º lugar), prata (2º lugar) e bronze (3º lugar).

Os aprovados sem medalhas, com escores a partir de 50 (cinquenta) pontos receberão certificado de Menção Honrosa.

O regulamento pode ser acessado no link http://www.obesq.org/regulamento.

Mais informações e-mail: olimpiadasquimicape@gmail.com.