Olimpíada Tocantinense / OTQ – Edição 2018

  •  10/07/2018


 Datas importantes OTQ 2018

 Inscrição das Escolas para realizara fase I.: 01 a 15 de agosto de 2018.

Realização da Fase I (opcional e realizada pelo próprio professor na escola): 12 a 25 de setembro de 2018.

Envio pela escola da relação dos selecionados na fase I (10 para cada modalidade): até 30 de setembro de 2018.

Exame da Fase II (realizado nos polos definidos pela coordenação): 20 de outubro de 2018 (sábado) – 14hs.

Solenidade de Premiação: Dezembro de 2018 (dia a ser definido). 



REGULAMENTO

 

Art. 1º. - A Olimpíada Tocantinense de Química - OTQ, evento integrante do Programa Olimpíadas Nacionais de Química, é uma promoção de extensão UFT - Universidade Federal do Tocantins, realizada pelo Colegiado de Química do Campus de Araguaína.

 Art. 2º. - A OTQ destina-se a alunos do ensino médio de escolas federais, estaduais, municipais e particulares do Estado do Tocantins.

 Art. 3º. - A OTQ consta de duas fases distintas: Fase I (seletiva) e Fase II (classificatória para medalhas e participação na Olimpíada Norte/Nordeste e Olimpíada Nacional de 2018).

Parágrafo 1º. A Fase I é realizada no âmbito de cada escola de ensino médio, com critérios de seleção e número de participantes definido pelo professor de Química, visando à escolha de, no máximo, 10 (dez) alunos por escolas em cada modalidade, para participar da Fase II.  A fase I é opcional podendo a escola selecionar seus alunos por critérios próprios.

Parágrafo 2º. A Fase II será realizada com provas escritas aplicadas simultaneamente nos polos selecionados, com critérios, conteúdos, data e horário estabelecido pela Coordenadoria Estadual. A relação dos locais de exame será divulgada eletronicamente por e-mail para os representantes das escolas e no endereço http://tocantins.obquimica.orgpodendo ser atualizados até 72 horas antes do exame.

Parágrafo 3º. Os exames da Fase II, escritos, terá questões de múltipla escolham e questões dissertativas.

Parágrafo 3º No dia do certame da Fase II, o (a) candidato (a) deverá trazer um documento de identificação com foto (carteira de estudante ou identidade ou carteira do Colégio).

Parágrafo 4º. Só será permitida a entrada do (a) candidato (a) em local de prova cujo nome figure na relação de inscritos para aquele local e/ou no site:tocatins.obquimica.org

Parágrafo 5º. Haverá uma tolerância de 15 minutos para o acesso do (a) candidato (a) ao local da prova, após esse tempo o (a) candidato (a) estará desclassificado (a).

Parágrafo 6º. A pontuação de cada questão virá impressa na prova.

Parágrafo 7º. Classificar-se-á na fase II os alunos que obtiverem, nas questões de múltiplas escolhas, um percentual de acerto de no mínimo de 70%.

Parágrafo 8º. O resultado das questões subjetivas determinará o ranque de medalhistas.

Parágrafo 9º.  A distinção entre os medalhistas será revelada em solenidade pública específica, em data e local a ser definidos pela coordenação estadual.

 Art. 4º.  Os conteúdos programáticos são apresentados no anexo. Sendo que para os estudantes da Modalidade A os exames englobam conteúdos do primeiro ano; para a Modalidade B conteúdos do primeiro e segundo ano e para a Modalidade C,conteúdos do primeiro e segundo e terceiro ano.

Art. 5º. – A inscrição das escolas para a OTQ deve ser realizada pelos seus representantes (Professor, Coordenador ou Diretor), seguindo o procedimento:

 Para participar da fase I: O representante da escola, deve enviar para o e-mail olimpiadaquimica.to@gmail.com, com os seguintes dados: Nome da escola, endereço completo com CEP, Nome do diretor e Nome do professor ou coordenador responsável pela logística e aplicação do exame, com telefone de contato (se possível whatsapp), no período 01 a 15 de agosto de 2018.

 Para a Fase IIApós cada unidade escolar efetuar a seleção dos seus alunos na Fase I da OTQ, a relação dos classificados para a Fase II (10 alunos por modalidade) deverá ser providenciada e enviada para e-mail para olimpiadaquimica.to@gmail.com, no Período 15 a 30 de setembro de 2018.

 Art. 6º. - O resultado e toda informação referente a olimpíada será divulgado no endereço http://tocantins.obquimica.org

 Parágrafo 1º.  Será concedido medalhas de ouro, prata e bronze para cada modalidade.

 Art. 7º. Reconhecimento as Escolas participantes - Em cada edição da OTQ será confeccionado a Tabela Periódica Olímpica, O sonho de Dmitri Mendeleev, na qual estará grafado o nome a medalhista qualidade ouro.

Parágrafo 1º.  Durante a solenidade de premiação a Tabela Periódica Olímpica será entregue a escola que obtiver maior número de medalhista qualidade ouro.

Parágrafo 2º. Em caso de empate no número de medalhistas total, prevalecerá o maior número de medalhista na modalidade C, em persistindo a condição de empate prevalecerá o maior número de medalhista na modalidade B, em ainda persistindo a condição de empate prevalecerá o maior número de medalhista na modalidade A.

Parágrafo 3º. Quando o colégio tiver mais de uma unidade, serão consideradas todas as unidades localizadas no mesmo município para o somatório do número de medalhistas.

 Art. 8º. O direito de recorrer, quanto à elaboração da prova, exercer-se-á até 48 (quarenta e oito) horas, contadas a partir do término da prova, através de documento dirigido a Coordenação Regional no Tocantins do Programa Nacional de Olímpiada de Química, exclusivamente pelo e-mail: olimpiadaquimica.to@gmail.com. Pode recorrer exclusivamente aluno que conste da relação de inscritos do evento, disponível no site tocantins.obquimica.org.

  Art. 9º. – Os Alunos classificados na OTQ 2018, estarão automaticamente habilitados para participar da Olimpíada Norte/Nordeste e Olimpíada Brasileira de Química em 2019.

 Art. 10º. - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenadoria Estadual.

 

Araguaína-TO, 30 de maio de 2018.

 COORDENADORIA DA OLIMPÍADA DE QUÍMICA /OTQ– Tocantins

 Universidade Federal do Tocantins - Campus Araguaína - Colegiado de Química

Endereço: R. Paraguai, s/n - Setor Cimba, Araguaína - Tocantins - CEP: 77. 824-838

 e-mail: olimpiadaquimica.to@gmail.com

 

Prof. Dr. José Expedito Cavalcante da Silva - UFT/Araguaína

Coordenador Estadual

Profa. Dra. Mônica Alencar - UFT/Gurupi

Vice- Coordenadora 

 





Divulgação: http://tocantins.obquimica.org 

 Anexo – Conteúdo Programático

 Modalidade A

1.     Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.

2.     Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.

3.     Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas.

4.     Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas.

5.     Tabela periódica: histórico e propriedades.

6.     Ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.

7.     Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.

8.     Funções inorgânicas.

9.     Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.

 

Modalidade B

 

10.  Lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.

11.  Soluções: classificação, propriedades e preparação. Diagramas de solubilidade. Unidades de concentração. Diluição e misturas. Titulometria.

12.  Propriedades coligativas.

13.  Termoquímica: entalpia, Lei de Hess, energia de ligação, entropia e energia livre.

14.  Cinética química.

15.  Equilíbrio químico de sistemas homogêneos e heterogêneos.

16.  pH, pOH, solução tampão e hidrólise.

17.  Radioatividade e química nuclear.

18.  Ambiente, química verde e sustentabilidade.

19.  Química no cotidiano.

20.  Laboratório: noções de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de substâncias.

21.  Eletroquímica: células galvânicas e eletrolíticas. Equação de Nernst. Corrosão. Proteção anódica e catódica.

 

Modalidade C

22.  O átomo de carbono. Ligações do carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas.

23.  Funções orgânicas: identificação, nomenclatura e representações estruturais.

24.  Isomeria: constitucional, estereoisomeria (configuracional e conformacional).

25.  Propriedades físicas das substâncias orgânicas. Correlação entre estrutura e propriedades.

26.  Acidez e basicidade das substâncias orgânicas.

27.  Reações orgânicas: substituição, adição, eliminação, oxidação, redução e polimerização.

28.  Polímeros.

29.  Biomoléculas.

30.  Biocombustíveis.




Olimpíada Tocantinense / OTQ – Edição 2018