RESULTADO FINAL DA OBQ-2014

  •  28/10/2014

Comunicado da Coordenadoria Geral aos participantes da OBQ 2014 Fase III

  

Em 30 de agosto de 2014, realizamos em todos os estados brasileiros a aplicação do exame relativo a Fase III da Olimpíada Brasileira de Química – 2014.

Esta prova apresentou erros gráficos em três questões:

1. Na parte I (múltipla escolha)  questão 7 da modalidade B,  cuja resposta correta estava posicionada no texto como opção E) mas, definida como opção D).

2. Há um erro nos coeficientes de uma das equações indicadas no item B da questão 15 mod. A e 13 Mod. B.

3. Uma outra questão, de idêntico texto na modalidade A (problema 14) e na modalidade B (problema 12) apresentou erro referente a unidade, citada como mol.L-1 quando  o correto seria kJ.mol-1 e, também, no  valor da energia de ligação C-H indicado pela tabela fornecida, como 309 kj/mol, quando, o correto é 412 kj/mol.

                                       

Critérios de correção

1. Na correção da questão 7 optou-se por considerar corretas as marcações D ou E  no referido problema. Portanto, ao marcar D ou E, uma pontuação de acerto foi creditada, enquanto as opções A, B e C foram consideradas erradas.

2. Na questão de eletroquímica, embora o acerto dos coeficientes da equação seja necessário e facilmente corrigível, optou-se por anular o item B.

3. Na questão de termoquímica igualmente presente nas modalidades A  (questão 14) e modalidade B (questão 12) consideramos, inicialmente, fazer sua correção a qual foi realizada levando em conta o seguinte:

Na resolução do item 1), o aluno olímpico, com um mínimo de conhecimento nesse assunto, certamente reconheceu a falha e resolveu o problema com os dados apresentados. Uma dúvida que poderia persistir seria como indicar a unidade, se em kj/mol ou kcal/mol. Por isso, as duas possibilidades foram consideradas corretas: kj/mol ou kcal/mol.

Para os demais Itens, os dados fornecidos na prova eram suficientes para a resolução.

Comentário: O motivo dos valores de entalpia (experimental e o estimado) resultarem muito diferentes (um exo e outro endo) é consequência do valor da energia de ligação C-H fornecido na tabela, 309 kj/mol, quando o valor correto é 412 kj/mol. Usando 412 kJ/mol, o valor estimado também resultará negativo (tanto o estimado como o experimental, serão exo e não muito diferentes), permitindo uma conclusão mais segura e com coerência. 

 

Decisão tomada pela comissão organizadora:

Concluída a correção e feita a divulgação provisória do resultado na página da OBQ, constatamos que alguns alunos estavam com nota discrepantes das demais na questão de termoquímica. Avaliada essa situação decidiu-se por modificar o critério de correção antes adotado e conceder os ponto totais igualmente a todos candidatos. Essa alteração afetou os distanciamentos significativos (gaps) que definem a separação entre premiações (grupos de medalhas), resultando em novas classificações, ora postas na página da OBQ.

 

Para melhor compreender, veja o espelho de correção de cada uma das questões propostas cuja avaliação proporcionou o seguinte RESULTADO FINAL.


OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA 2014

ALUNOS DO PARÁ DESTACARAM-SE COMO MEDALHISTAS DE BRONZE NAS MODALIDADES A E B.

PARABÉNS AOS NOSSOS MEDALHISTAS.
            
MEDALHISTAS DE BRONZE

MODALIDADE A - Eric Pereira Queiroz Moreira
MODALIDADE B - Joel Gustavo Pinto Oliveira.