Sobre a Olimpíada do Leste Maranhense de Química

  •  05/05/2017

Olimpíada do Leste Maranhense de Química -OLEMQ

 

         A partir deste ano, estamos apoiando a Olimpíada do Leste Maranhense de Química, OLEMQ, coordenada pelo professor Dr. Raimundo Clécio Dantas Muniz Filho, do Departamento de Química e Biologia da UEMA - Caxias. Trata-se de uma Olimpíada de Química voltada para escolas públicas e privadas das cidades do leste maranhense.

Pela proximidade geográfica com Teresina - PI, a criação da OLEMQ foi apoiada pela Olimpíada Piauiense de Química, OPQ, com anuência da coordenação Nacional da Olimpíada Brasileira de Química, OBQ.

Nesse sentido, a OLEMQ ocorrerá, a princípio, nos mesmos moldes da OPQ, incluindo regimento e datas de aplicação das fases. Adicionalmente, como está em fase de criação, todos os acessos para a inscrição de representantes de escolas e de alunos da OLEMQ serão feitos pelo site da OPQ (piaui.obquimica.org).

 

INFORMAÇÕES PARA OS REPRESENTATES DA OLEMQ

Como, neste ano, será adotado o modelo da OPQ, seguindo seu regimento (piaui.obquimica.org, link regimento), a OLEM será realizada em duas fases.

Fase I:

1. A escola pode inscrever um número ilimitado de alunos das três séries do ensino médio.

(veja tutorial em piaui.obquimica.org, link arquivos ou http://piaui.obquimica.org/media/site_estaduais/estados/pi/public/arquivos/tutorial-para-olemq.pdf)

2. As provas, de múltipla escolha (elaborada pelas coordenações da OPQ e OLEMQ) serão aplicadas na escola, sob responsabilidade da escola.

3. A correção da prova e seleção dos alunos, para a fase II, será de responsabilidade da escola.

4. Será adotada uma nota de corte de 50% da maior nota, de cada série. Assim, cada escola terá um número de representantes na fase II, igual à todos aqueles que ficarem com pelo menos 50% da maior nota.

 

Fase II:

1. A escola inscreverá um número limitado de alunos das três séries do ensino médio.

2. O número de alunos será limitado pela nota de corte, de acordo com a maior nota de cada série, selecionado conforme o item 4, da fase I.

3. As provas serão elaboras pelas coordenações da OPQ e OLEMQ e aplicada nas dependências da UFPI (para os selecionados para a OPQ), da UEMA (para os selecionados para a OLEMQ), ou ainda, em locais previamente divulgados no site da OPQ.

4. A correção da prova e seleção dos alunos, ficará à cargo das coordenações da OPQ e OLEMQ.

 

Coordenação OLEMQ/OPQ