UFRN sedia o curso preparatório para a Olimpíada Internacional de Química

  •  28/03/2016
No período de 29 de março a 08 de abril de 2016, o Instituto de Química da UFRN recebeu 16 estudantes de todo o Brasil para um curso de aprofundamento em química como preparação para a Olimpíada Internacional de Química (IChO), que será realizada no período de 24 a 31 de julho em Tbilisi, capital da Geórgia.

Os estudantes que participaram deste curso foram classificados dentre mais de 301 mil estudantes de todo o país, em virtude dos resultados obtidos nas Olimpíadas de Química estaduais e na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). Este curso de aprofundamento é realizado anualmente em uma instituição de ensino superior do país e no ano passado também foi realizado na UFRN.

Apesar de todos os estudantes terem menos de 19 anos e estarem cursando ainda o ensino médio, o nível do curso é bastante elevado, abrangendo tópicos de Química Analítica, Inorgânica, Orgânica e Físico-química, que são abordados apenas no curso de graduação ou até mesmo na pós-graduação, uma vez que a IChO reúne os melhores estudantes do mundo na área da química. Após o curso, os estudantes farão uma prova que irá selecionar os quatro estudantes que irão compor a delegação que representará o Brasil em Tbilisi.

Esta é a 15a edição do curso de aprofundamento preparatório para a IChO, que tem como coordenador desta edição o prof. Fabiano Gomes, do Instituto de Química da UFRN e coordenador da Olimpíada de Química no RN. Ao todo, foram 11 docentes do Instituto de Química da UFRN e 1 docente da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN ministrando aulas durante as duas semanas do curso. Todos os custos para este curso foram arcados pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química, que conta com o apoio do Instituto de Química e da UFRN.