XXIV MARATONA DE QUÍMICA

  •  17/03/2016

XXIV MARATONA DE QUÍMICA  

A Maratona de Química é uma atividade voltada para incentivar estudantes de nível médio no contexto educacional do Ensino de Química, abrindo perspectivas a esses alunos, de melhor aplicabilidade dos fenômenos químicos observados e despertar o interesse dos mesmos a seguirem a carreira da Ciência Química e/ou de Engenharia Química.

Os participantes devem preencher a Ficha de Inscrição específica da Maratona e enviar até 30 de JULHO de 2016 uma Redação sob o Tema "Química: Tecnologia, Desafios e Perspectivas na Amazônia" com no máximo uma página em papel A4, Arial corpo 10, espaço 1,5, para:

Coordenação da XXIV Maratona de Química
A/C Prof. Marcio de Souza Farias
Av. Pres. Vargas, 633 sala 2208
20071-004 - Rio de Janeiro - RJ

Após a avaliação das redações, serão selecionadas até 40 participantes para se apresentarem por ocasião da realização do 56º Congresso Brasileiro de Química. Os selecionados pagam a quantia de R$ 80,00 (oitenta reais). Caso o aluno seja oriundo da Rede Estadual ou Municipal de Ensino a quantia a ser paga é de R$ 50,00 (cinquenta reais) e o mesmo deverá comprovar essa condição. O pagamento das inscrições deverá obedecer ao calendário do evento.

Os participantes cumprirão atividades conforme o Regulamento abaixo e os melhores receberão Certificados na Solenidade de Encerramento do CBQ. Caberá aos 3 (três) primeiros colocados premiação especial.

Para outras informações contatar o Coordenador da Maratona, Prof. Dr. Marcio de Souza Farias pelo e-mail: toraqk@yahoo.com.br ou no site:  http://www.abq.org.br/cbq/maratona.html  

REGULAMENTO

Art. 1º A Maratona de Química, instituída pela Associação Brasileira de Química, visa estimular a participação de alunos do ensino médio (antigo 2º grau) no contexto educacional do Ensino de Química, abrindo perspectivas a esses alunos, de melhor aplicabilidade dos fenômenos químicos observados e despertar o interesse dos mesmos a seguirem a carreira da Ciência Química e/ou de Engenharia Química.

Parágrafo Único - Poderão participar da referida Maratona alunos regularmente matriculados no ensino médio e que estejam cursando uma disciplina de Química.

Art. 2º A participação na Maratona de Química, permitirá aos inscritos serem premiados da seguinte forma: I) Certificado de menção honrosa aos dez primeiros classificados, sendo que os cincos primeiros receberão certificados indicando sua classificação.

II) Certificado de participação a todos os classificados.

III) Os três primeiros colocados receberão prêmios especiais.

Art. 3º Será considerado participante o aluno regularmente inscrito, devendo para tanto ter tido sua Redação aceita, preencher a Ficha de Inscrição específica da Maratona de Química e efetuar o pagamento da taxa determinada.

Art. 4º Será considerado concorrente o inscrito que cumprir as seguintes etapas:

I) Entrega da redação no prazo definido pelas normas do Congresso Brasileiro de Química correspondente.

II) Participação do aluno na Maratona.

Parágrafo único - O não cumprimento de quaisquer das etapas, conforme descritas acima, implicará na eliminação do concorrente ao Prêmio.

Art. 5º O Coordenador da Maratona designará uma Comissão Avaliadora Local, composta por 3 (tres) membros além dele próprio que atuarão na primeira etapa selecionando dentre todas as redações inscritas as melhores em apresentação e conteúdo. Caberá a Comissão Avaliadora Local propor o(s) experimento(s) que será(ão) apresentado(s) aos alunos por ocasião da segunda etapa de avaliação, bem como o questionário de avaliação e respostas e a pontuação atribuída a cada questão.

Parágrafo único - Todos os membros da Comissão Avaliadora Local deverão ser associados da Regional promotora do Congresso Brasileiro de Química correspondente.

Art. 6º A Comissão Organizadora do CBQ determinará 3 (tres) integrantes, que sejam professores de química de diferentes lugares do Brasil para formar juntamente com os membros da Comissão Avaliadora Local, a Banca Julgadora da Maratona, ficando a mesma composta por 7 (sete) membros.

Art. 7º O julgamento dos concorrentes proceder-se-á do seguinte modo:

I) A Banca Julgadora se instalará no local, previamente indicado, no dia da apresentação da Maratona de Química.

II) O Coordenador da Comissão assegurará que todos os concorrentes da Maratona serão avaliados por pelo menos dois membros da Banca.

III) Os finalistas presenciarão a demonstração de experimento(s) químico(s) que será realizado no laboratório de química escolhido. Em seguida serão submetidos a uma avaliação escrita sobre o(s) experimento(s) observado(s).

IV) As respostas serão lidas, uma a uma para todos os membros da Banca Julgadora reunidos e, ao final serão selecionados os dez melhores trabalhos apresentados.

V) A classificação final será divulgada na Solenidade de Encerramento do Congresso Brasileiro de Química.

VI) Ao final da Maratona de Química será lavrada uma Ata correspondente que deve ser assinada pelos membros da Comissão.

Art. 8º As decisões da Banca Julgadora não serão suscetíveis de recursos.

Art. 9º Os casos omissos deste Regulamento serão decididos por um colegiado constituído pela Comissão Organizadora do Congresso Brasileiro de Química e a Banca Julgadora da Maratona de Química.

Art. 10º Este regulamento foi aprovado de acordo com as normas e o Estatuto da Associação Brasileira de Química.


Temas e obras que servirão de base para as questões da 2ª fase da Maratona de Química: 

  1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
  2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.
  3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas.
  4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas.
  5. Tabela periódica: histórico e propriedades.
  6. Ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
  7. Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
  8. Funções inorgânicas.
  9. Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.
  10. Lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.
  11. Soluções: classificação, propriedades e preparação. Diagramas de solubilidade. Unidades de concentração. Diluição e misturas. Titulometria.
  12. Propriedades coligativas.
  13. Termoquímica: entalpia, Lei de Hess, energia de ligação, entropia e energia livre.
  14. Cinética química.
  15. Equilíbrio químico de sistemas homogêneos e heterogêneos.
  16. pH, pOH, solução tampão e hidrólise.
  17. Radioatividade e química nuclear.
  18. Ambiente, química verde e sustentabilidade.
  19. Química no cotidiano.
  20. Laboratório: noções de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de substâncias.
  21. O átomo de carbono. Ligações do carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas.
  22. Funções orgânicas: identificação, nomenclatura e representações estruturais. 

Livros: 

  1. Atkins (Princípios de Química) - Editora Bokman.

  2. Canto e Peruzzo (volumes 1, 2 e 3) - Editora Moderna - PNLD (MEC).

  3. Lisboa (Coleção Ser Protagonista - volumes 1, 2 e 3) - Edições SM - PNLD (MEC).

  4. Mahan e Myers (Química - um curso universitário) - Editora Edgard Blucher.

  5. Martha Reis (volumes 1, 2 e 3) - Editora FTD - PNLD (MEC).

  6. Ricardo Feltre (volumes 1, 2 e 3 ou volume único) - Editora Moderna.

  7. Russel (volumes 1 e 2) - Editora McGraw Hill.

  8. Usberco e Salvador (volumes 1, 2 e 3 ou volume único) - Editora Saraiva.