Novas Instruções sobre o exame OBQ2020 Fase IV

  •  26/02/2021

Leia atentamente as instruções relativas ao exame da Olimpíada Brasileira de Química 2020 Fase IV que ocorrerá no próximo domingo, 28 fevereiro, no período entre 08h50min e 12:00h.

- - - - - - - - 

 

                      Olimpíada Brasileira de Química – 2020 Fase IV

                      Orientações sobre o exame

Data: Domingo, 28 de fevereiro de 2021                Início da resolução do exame: 9 horas

1. Para iniciar o exame, você necessitará de quatro (4) dispositivos: Computador, Celular, calculadora não programável e câmera acoplada ao computador (embutida ou webcam externa)
No computador você assistirá ao vídeo com os experimentos gravados; o celular será apenas utilizado para fotografar suas respostas; a calculadora não programável deve ficar sobre a mesa de trabalho (nunca usar a do computador); a câmera ficará ligada na sala do aplicativo ZOOM que deve ser baixado previamente através do link https://zoom.us/download, onde estarão os fiscais que acompanharão o comportamento do candidato durante o exame.

ATENÇÃO: O candidato será sumariamente desclassificado nas seguintes situações:

        A. Caso esteja com a câmera desligada ou fora do campo visual frontal do aluno (câmera com foco no rosto do candidato);

        B. Se, em algum momento, sair da tela do programa gerenciador do exame.

        C. Ao utilizar lápis no texto definitivo desta prova discursiva.

        D. Não comparecer à sala virtual no horário indicado no item 10.

2.  A prova manterá o tradicional formato, isto é, o candidato assistirá ao vídeo com gravação de três (3) experimentos e responderá o questionário relativo a cada um deles, podendo iniciar a prova por quaisquer dos experimentos. Também, poderá assistir os experimentos quantas vezes desejar.

3.  O candidato terá três (3) horas para assistir ao vídeo, ler o questionário, responder em papel comum, fotografar sua redação e fazer o upload do(s) arquivo(s). Deve controlar o tempo, não haverá prorrogação deste prazo. 

4.  Ao fotografar sua resposta, certifique-se de que seu texto está bem enquadrado e legível. Sua resposta a uma pergunta poderá ser apresentada em uma ou mais folhas.

5.  O acesso ao exame dar-se-á pelo aplicativo https://provas.obquimica.org . O link para acesso à sala ZOOM será fornecido previamente. Para habilitar o celular para fotografar suas respostas, haverá necessidade de ingressar, também, no aplicativo https://provas.obquimica.org , enquadre a folha com texto redigido, fotografe e, se tivar folhas de continuação, clique +ARQUIVO e repita o procedimento. Em seguida, você retorna para o computador para assistir o próximo vídeo, redija a resposta em papel comum, retorne ao celular aberto no programa e adicione a foto captada.  Ao final, clique responder, e na janela que se abre clique ENCERRAR. 

6.  A folha de rascunho não deve ser enviada.

7.  Não nos responsabilizaremos por deficiências de internet e dispositivos usados pelo candidato.

8.  Escrever com letra legível e com caneta azul ou preta.

9.  Não é permitida a utilização de qualquer aparelho eletrônico ou de comunicação. Não é permitida a consulta a livros, apontamentos e (ou) apostilas.

10.  A identificação do candidato será feita nos dez primeiros minutos antecedentes ao início do exame, ingressará na sala virtual munido de documento de identidade com foto e mostrará o documento para a câmera. A sala abrirá no domingo, 28/02, às 8h50min e fechará 8h59min. Não se apresentando nesse período será considerado ausente. Feita a chamada e o candidato não de apresentando, seu link será desabilitado e não conseguirá acessar a prova.