Resultados da Olimpíada Piauiense de Química 2022 - seletiva para a Fase III - OBQ 2023

  •  22/11/2022

A coordenação da Olimpíada Piauiense de Química (OPQ) divulga os agraciados com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa. O certame também corresponde à Seletiva Estadual para a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2023 - Fase III. Conforme o Edital 01/2022, devem ser consideradas as informações abaixo:

RESULTADO

a. O resultado final será divulgado após o dia 30 de novembro de 2022 no sítio eletrônico da OPQ.
b. Terão seus nomes divulgados os estudantes que receberão medalhas na modalidade A e os estudantes do 2° Ano e do 3° Ano (e/ou do 4º ano do ensino técnico) do Ensino Médio, que farão a prova da modalidade B.
c. A distribuição de medalhas se dará 3 categorias: modalidade A, modalidade B (alunos do 2° Ano; e alunos do 3° Ano e/ou do 4º ano do ensino técnico) de seguinte maneira:
- Os estudantes da modalidade A, do 2° Ano e do 3° Ano (estes últimos farão a prova da modalidade B), que obtiverem as 5 (cinco) maiores notas, receberão certificados e medalhas de ouro alusivas ao evento, seguindo aqueles com as próximas 10 (dez) maiores notas, que receberão certificados e medalhas de prata alusivas ao evento e aqueles com as próximas 15 (quinze) maiores notas que receberão certificados e medalhas de bronze alusivas ao evento.
d. As quantidades de medalhas (ouro, prata e bronze) podem ser aumentadas quando houver empate ou diferenças de pontuação menores que 1% entre os dois últimos agraciados de cada modalidade, levando-se em consideração a pontuação para laurear ouro, prata e bronze.
e. Os demais alunos de cada categoria com nota de valor superior a 50% da maior nota obtida em cada uma delas, receberão certificados de Menção Honrosa alusivos ao evento.
f. No caso de empates terá preferência, para efeito de classificação o estudante mais novo.
g. A OPQ promoverá uma solenidade de premiação, onde estudantes e escolas premiados serão convidados.
h. a OPQ também premiará com 06 bolsas de iniciação científica júnior (IC-Jr), seis alunos oriundos de escolas públicas ou sem fins lucrativos. As bolsas terão duração de 10 (dez) meses e o valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), estando ligadas a planos de trabalho desenvolvidos pelos alunos nas insituições de ensino superior do estado do Piauí.
i. A premiação das bolsas seguirá este critério: 3 (três) alunos oriundos de escolas públicas ou sem fins lucrativos mais bem colocados na modalidade A; e 3 (três) alunos oriundos de escolas públicas ou sem fins lucrativos mais bem colocados e que estejam no 2° Ano do Ensino Médio no ano de 2022.

CLASSIFICAÇÃO PARA FASE III DA OBQ 2023

a. A Coordenação Geral da OPQ, compromete-se a inscrever os alunos aprovados (em números citados abaixo), para realizar a fase III da OBQ 2023.
b. A OPQ inscreverá, na fase III da OBQ 2023, independente do resultado obtido, os 70 (setenta) alunos mais bem colocados na modalidade A e os 50 (cinquenta) alunos mais bem colocados do 2° Ano do Ensino Médio (que farão a prova da modalidade B).
c. Os alunos da 3ª série do Ensino Médio e do 4º ano Técnico (2022), não poderão participar da fase III da OBQ 2023, porque não estarão mais no Ensino Médio.
d. Em caso de desistência, será convocado o estudante mais bem classificado da modalidade na qual houve desistência, seguindo a ordem de classificação geral, até que seja completado o número total de vagas disponibilizadas para o Estado do Piauí.

Quaisquer dúvidas, entrar em contato através do e-mail, olimpiquimica@gmail.com.

ACESSE OS RESULTADOS NO LINK ABAIXO: