OBQUIMICA

Olimpíada Brasileira de Química

carregando...

Programa Nacional Olimpíadas de Química

Olimpíada Brasileira de Química

O que é

A Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) é o certame em nível nacional do Programa Nacional Olimpíadas de Química, voltado para estudantes do ensino médio.

Histórico

Em 1986, por iniciativa do Instituto de Química da USP, com o apoio da FAPESP, da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, realizou o primeiro evento, com a participação de 5 estados brasileiros. Suspenso durante sete anos, ressurgiu em 1996, por iniciativa da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade Federal do Piauí, com o patrocínio da Petrobrás - LUBNOR e Editora Saraiva. Atualmente, recebe o apoio do CNPq, MCTI, CFQ, da ABICLOR e da ABIQUIM.

Para participar da OBQ é necessário que o professor ou representante da escola faça a inscrição de seus alunos na olimpíada estadual vinculada ao PNOQ. 

Os primeiros colocados na OBQ têm seus nomes inseridos na galeria de honra do troféu deste certame.

Os estudantes de maior destaque nesta olimpíada são convocados para participar das Seletivas Internacionais, que envolvem o Curso de Aprofundamento e Excelência em Química e exames teóricos e práticos, ministrados por professores vinculados a Programas de Pós-graduação em Química de uma das universidades participantes, de onde se escolherá a equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Química e na Olimpíada Ibero-americana de Química.

 

H₂O
CO₂
NaCl
H₂SO₄
Fe
Au
Cu
Ag
Pt
Zn

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO