Olimpíada Norte/Nordeste de Química
- Home
- OLIMPÍADAS
- Olimpíada Norte/Nordeste de Química
A Olimpíada Norte/Nordeste de Química, iníciada em 1995, é um evento promovido pelas Universidades Federal do Ceará e Federal do Piauí, através de suas pró-reitorias de extensão e organizado pela Associação Brasileira de Química - ABQ. As inscrições para este evento ocorrem no mês de maio e devem ser feitas através das coordenadorias instaladas nos 16 estados das regiões.
Cada estado pode participar com um máximo de 50 estudantes previamente selecionados em suas olimpíadas regionais.
Os 5 mais bem classificados recebem, na solenidade de encerramento, medalhas de ouro e seus nomes são gravados em placas de prata fixadas na base do troféu do evento. Essa quantidade de premiados pode ser elevada em razão da semelhança de desempenho entre os mais bem classificados.
Art. 1º - A Olimpíada Norte-Nordeste de Química (ONNeQ), evento integrante do Projeto Olimpíadas de Química, é promovida pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizada pela Associação Brasileira de Química (ABQ), tendo por objetivos:
I. Identificar e nutrir jovens talentosos em Química, fomentando sua curiosidade científica e preparando-os para carreiras futuras na área.
II. Despertar e manter o interesse dos jovens pelo estudo da Química, possibilitando a aplicação prática de seus conhecimentos em um ambiente competitivo e colaborativo.
III. Estreitar os laços entre o ensino universitário e a educação básica, promovendo a interação entre professores e estudantes por meio das atividades olimpíadas.
IV. Encorajar o aprimoramento contínuo do ensino e da pesquisa em Química, contribuindo para o desenvolvimento de futuros profissionais qualificados na área.
Art. 2º - A ONNeQ destina-se a alunos do ensino médio de escolas federais, estaduais, municipais e particulares do Norte e do Nordeste do Brasil.
Art. 3º - Participarão da ONNeQ, no máximo, 50 alunos indicados pelo coordenador estadual, previamente selecionados na seletiva estadual.
Art. 4º - A ONNeQ será realizada em etapa única no mês de maio, em data definida na assembleia de coordenadores. A prova será composta de 5 (cinco) questões analítico-expositivas, cada uma com 4 perguntas associadas, com duração máxima de 4 (quatro) horas.
Art. 5º - A distribuição de medalhas será dividida em duas classificações:
I. Geral, com a distribuição de 54 medalhas: 9 medalhas de ouro, 18 medalhas de prata e 27 medalhas de bronze, e certificados de menção honrosa a todos que atingirem a nota de 50 pontos normatizados;
II. Estadual, com a distribuição de 48 medalhas, premiando os 3 (três) primeiros lugares de Escolas Públicas por Estado com ouro, prata e bronze a partir da classificação geral.
Art. 6º - As medalhas estaduais serão concedidas aos alunos de escolas públicas que não tenham recebido medalhas na classificação geral e tenham atingido a nota de 50 pontos normatizados com base na classificação geral somente separando os alunos por Estado. Caso não haja alunos de escolas públicas que atendam ao critério estabelecido, as medalhas serão distribuídas aos demais participantes do Estado, desde que não tenham recebido medalhas na classificação geral.
Parágrafo único: Esta medida visa incentivar a participação e o reconhecimento de talentos provenientes de escolas públicas, fomentando a igualdade de oportunidades.
Art. 7º - Os cinco primeiros estudantes agraciados com medalhas de ouro terão seus nomes gravados em placas. Estas serão afixadas na base do troféu transitório que simboliza o evento.
Art. 8º - Haverá dois tipos de contestações na ONNeQ impetrada pelos recursos:
I. Revisão de Gabarito e Questões, que deverá ser realizado no prazo de 24 horas após a divulgação do padrão de respostas. O estudante poderá recorrer à coordenação encaminhando suas considerações somente usando Formulário Próprio (clique aqui) disponibilizado pelo programa e anexando-o para envio no link (clique aqui).
II. Resultado, que deverá ser realizada em até 48 horas, após divulgação do resultado no site do programa, em Formulário Próprio (clique aqui), a ser anexado no formulário on-line (clique aqui), devidamente justificado. Deverá ser anexado ao formulário on-line, o comprovante digital ou digitalizado de depósito no valor de R$ 50,00 por item de cada questão a ser reavaliada, em favor da ABQ Nacional, Banco Bradesco, Ag. 1803, CC 29189-7, CNPJ 33.911.835/0001-52 (chave PIX), devendo identificar “Recurso Resultado ONNeQ”.
Parágrafo único: Não haverá acesso ao espelho da prova.
Art. 9º - Os contatos deverão ser realizados exclusivamente pelo canal oficial da olimpíada, que é o e-mail: [email protected] .
Parágrafo único: Qualquer contato com membros da comissão organizadora por outros meios que não o oficial poderá acarretar a exclusão do estudante do certame.
Art. 10º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora, ouvidos os coordenadores Estaduais, e referendados na Assembleia de Coordenadores.
01. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas da matéria (ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade). Critérios de pureza. Fenômenos físicos e químicos.
02. Átomo: prótons, nêutrons, elétrons. Relações interatômicas (isótopo, isóbaros, e isótonos).
03. Modelos atômicos: modelo mecânico-clássico e mecânico-ondulatório. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas.
04. Tabela periódica (nomes e símbolos dos elementos; grupos e períodos; classificação dos elementos em: metais, não-metais, gases nobres e elementos de transição). Propriedades Periódicas.
05. Ligações químicas: regra do octeto-dueto, ligações intratômicas: iônicas, covalentes, metálicas. Ligações ou Forças Intermoleculares. Polaridade de ligações e moléculas. Fórmulas eletrônicas (Lewis) e estrutural. Geometria molecular.
06. Reações químicas: Leis ponderais e estequiometria. Cálculos com porcentagem de pureza, limitante e rendimento.
07. Funções inorgânicas (ácidos, bases, sais, óxidos e hidretos) e suas propriedades. Classificação das reações: síntese, análise, deslocamento, dupla troca, óxido-redução.
08. Soluções: soluções verdadeiras e soluções coloidais. Solubilidade em função da temperatura. Unidades de concentração. Cálculos de diluição. Titulometria.
09. Propriedades coligativas: tonometria, ebuliometria, criometria, osmometria Soluções iônicas e moleculares.
10. Termoquímica: reações endotérmicas e exotérmicas. Entalpia: lei de entalpia de reação (formação, combustão, neutralização e ligação). Entropia. Energia livre.
11. Gases: Lei de Boyle, Charles, Gay-Lussac. Equação de gases ideais. Transformações: isotérmicas, isobáricas. Misturas gasosas: pressão parcial, lei de Dalton. Volume molar. Lei de Graham.
12. Cinética Química. Velocidade de reação: fatores que influem na velocidade das reações. Lei da ação das massas. Ordem de reação e molecularidade. Lei de velocidade. Energia de ativação. Catálise.
13. Equilíbrio químico homogêneo. Constante de equilíbrio. Deslocamento de equilíbrio: princípio de Le Chatelier. Equilíbrio iônico: produto de solubilidade, hidrólise, pH e pOH, Lei da diluição de Ostwald.
14. Eletroquímica. Pilhas. Potenciais de óxido-redução. Equação de Nernst. Eletrólise: sais fundidos e soluções aquosas. Cálculos.
15. Radioatividade: características das radiações a , b , g ; raios-X. Séries radioativas, meia-vida. Efeitos biológicos das radiações.
16. Átomo de carbono. Ligações e cadeias carbônicas. Fórmulas Estruturais. Isomeria: plana, geométrica e óptica.
17. Funções orgânicas: identificação, nomenclatura (oficial e usual) e representações estruturais. Isomeria: constitucional, estereoisomeria (configuracional e conformacional).
18. Reações de Hidrocarbonetos: substituição (halogenação de alcanos, substituição eletrofílica em aromáticos); adição (haletos de hidrogênio, hidratação, halogenação, sulfonação); oxidação e redução (oxidação de alcenos, ozonólise, hidrogenação).
19. Química ambiental: chuva ácida, camada de ozônio, poluição do ar, poluição da água.
20. Laboratório: noções de segurança. Vidraria e seu emprego. Técnicas básicas de separação de substâncias. Titulação. Eletrólise.
Exames da Olimpíada Norte/Nordeste de Química
Exames 2024 - Norte/Nordeste
Ano: 2024
Exames 2022 - Norte/Nordeste
Ano: 2022
Exames 2018 - Norte/Nordeste
Ano: 2018
Exames 2017 - Norte/Nordeste
Ano: 2017
Exames 2016 - Norte/Nordeste
Ano: 2016
Exames 2015 - Norte/Nordeste
Ano: 2015
Coordenadorias Estaduais
As coordenadorias Estaduais são responsáveis pela organização e coordenação da Olimpíada Norte/Nordeste de Química em seus respectivos estados.
Caio Luís Santos Silva
Coordenação Estadual
Coordenador Estadual da Bahia. Professor da Universidade Federal da Bahia - Instituto de Química.
Fernando S. Lopes
Coordenação Estadual
Coordenador Estadual de São Paulo. Professor da ABQ-SP - Instituto de Química da Universidade de São Paulo.
João Paulo Ataíde Martins
Coordenação Estadual
Coordenador Estadual de Minas Gerais. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Química.
Prof. Francisco Ferreira Dantas Filho
Coordenação Estadual
Coordenador Estadual da Paraíba. Professor da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB/CCT/DQ.
Prof. Gilson de Freitas Silva
Coordenação Estadual
Coordenador Estadual de Minas Gerais. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Química.
Prof. Leandro Rosa Camacho
Coordenação Estadual
Coordenador Estadual do Rio Grande do Sul. Professor da ABQ-RS - Coordenação Colegiada.
Prof. Lucas Carvalho Veloso Rodrigues
Coordenação Estadual
Coordenador Estadual de São Paulo. Professor da ABQ-SP - Instituto de Química da Universidade de São Paulo.
Prof. Luis Carlos de Abreu Gomes
Coordenação Estadual
Coordenador Estadual do Rio de Janeiro. Professor do COLÉGIO PEDRO II - Campus Engenho Novo II.
Prof. Paulo Rogério da Costa Couceiro
Coordenação Estadual
Coordenador Estadual do Amazonas. Professor da Universidade Federal do Amazonas - Departamento de Química.
Prof. Samuel Anderson
Coordenação Estadual
Coordenador Estadual do Piauí. Professor da Universidade Federal do Piauí - Depto de Química.
Profª. Tânia Denise Miskinis Salgado
Coordenação Estadual
Coordenadora Estadual do Rio Grande do Sul. Professora da UFRGS - Coordenação Colegiada.
Wellington Cesar Gallice
Coordenação Estadual
Coordenador Estadual do Paraná. Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Galeria de Honra vazia
A galeria de honra desta olimpíada ainda não possui registros.
Resultados da Olimpíada Norte/Nordeste de Química
Resultados 2024 - Norte/Nordeste
Ano: 2024